+55 (34) 8400-3713 info@clinicabremen.com

Alopecia difusa DUPA

O que é alopecia difusa DUPA?

A alopecia difusa sem padrão (DUPA) é um tipo de alopecia androgenética sem um padrão de queda definido. Este tipo de alopecia manifesta perda de cabelo em todas as áreas do couro cabeludo, tanto na área superior,como nas costas e nos lados, por isso não tem uma área doadora estável e permanente.

No processo de perda de cabelo, a linha do cabelo é mantida, mas há uma diminuição na densidade geral em toda a cabeça.

Quem isso afeta?

Acredita-se que DUPA é um processo genético. Pode ocorrer em qualquer idade e geralmente ocorre mais em mulheres do que em homens, elas são muito mais propensas a sofrer DUPA do que os homens.
Nos homens, afeta menos que o DPA, mas o faz de maneira bastante acelerada.

Quais são os sintomas da DUPA?

O principal sintoma é a perda rápida e contínua de pelos de todas as áreas da cabeça.

Diagnóstico

Diagnosticar corretamente a alopecia difusa DUPA é de vital importância. Os pacientes que sofrem com a doença não devem ser submetidos a um transplante capilar, pois sua área doadora não é estável e apresenta perda capilar, no caso de um transplante de cabelo, ele apresentaria uma queda novamente porque esses cabelos também são afetados pela DUPA.
O exame videodermoscópico é útil para diagnosticar a alopecia difusa DUPA.

Como tratar a DUPA?

A DUPA pode ser controlada tomando medicamentos como finasterida e minoxidil. Finasterida impede a 5 alfa-redutase de metabolizar a testosterona em DHT e o Minoxidil engrossa o cabelo e prolonga a fase anágena do folículo.