Eflúvio telógeno agudo

É a alopecia mais frequente após a alopecia androgenética. Queda difusa, reversível e mais brusca que na alopecia androgênica. Ocorre de 2 a 5 meses após a ação desencadeante na fase telogênica do folículo piloso ter sido colocada em prática. É uma forma muito frequente de perda de cabelo, especialmente em mulheres. Consiste na queda repentina de um grande número de pelos, o que geralmente alarma o paciente, que vê muitos pelos na escova ao pentear, no ralo depois do banho ou no travesseiro depois de dormir.

Ocorre porque muitos folículos entram na fase do envelhecimento do cabelo, conhecida como fase telógena, dura 2-5 meses até que a queda comece a ser percebida e eles são mais frágeis, então eles tendem a cair mais facilmente. O paciente geralmente nota que o cabelo é mais frágil e se destaca com maior facilidade, mas uma perda de densidade do cabelo ao nível do couro cabeludo não é geralmente apreciada.

Os estímulos podem produzir um eflúvio telógeno:

• Estresse físico (como doença, cirurgia, gravidez…)
  • Drogas e Hormônios (contraceptivos hormonais, drogas anticoagulantes)
  • Infecções agudas e febre alta
  • Hemorragias
  • Estresse emocional (perda de um membro da família, problemas emocionais)
  • Radiação ultravioleta
  • Dietas hipocalóricas excessivas
  • Estresse associado ao estudo ou ao trabalho

Estas causas fazem com que um grande número de cabelos entre na fase telógena e em poucos meses começem a cair. Quando isso ocorre, o eflúvio telógeno geralmente gera uma ansiedade muito grande nos pacientes, que vêem que podem perder mais de 100 cabelos por dia, produzindo um círculo vicioso de maior estresse e maior perda de cabelo.

É muito importante saber que este tipo de alopecia é completamente reversível.

Todo o cabelo que cai é substituído por um novo cabelo, para que o número total de cabelos permaneça estável. Isso significa que o paciente não ficará sem cabelos em poucos meses, como muitos temem, na realidade o eflúvio telógeno pode ser considerado uma “aceleração” do ciclo normal de queda e nascimento do cabelo.

Em relação ao tratamento, o ideal é identificar a causa que pode estar produzindo o eflúvio e atuar sobre ela. Em muitos casos, nenhuma outra causa além do estresse no trabalho é identificada e, nesses casos, não há tratamento mais eficaz do que simplesmente esperar, já que a duração do eflúvio telógeno é geralmente limitada a alguns meses.

Dados relevantes do eflúvio telógeno agudo

• Grande número de pelos no pente, escova, travesseiro, etc.
  • Começa pouco depois, o mais tardar aos três meses, da agressão causal.
  • A queda de massa indiscriminadamente depois de um estímulo, sem a seleção de zonas.
  • Nenhuma relação com a constituição seborreica
  • O analítico correspondente ao tóxico, disproteinemia, endocrinopatia etc.
  • O lacrimejamento e o tricograma com alta porcentagem de cabelos em anágenos ou telógenos.
  • Dura até que a causa seja corrigida.
  • Evolução aguda e bom prognóstico.

Diagnóstico do eflúvio telógeno agudo

O diagnóstico geralmente é feito pelos resultados clínicos juntamente com a anamnese e muitas vezes o diagnóstico é orientado pelo paciente.

Às vezes, é recomendado um estudo analítico para identificar os possíveis déficits nutricionais ou doenças associadas e não diagnosticadas previamente.

Ligue agora e peça sua consulta médica

Preencha este formulário e informamos SEM COMPROMISSO

Tratamos as informações que você nos fornece com o único propósito de fornecer o serviço solicitado e faturá-lo. Os dados fornecidos serão mantidos enquanto seu relacionamento com a clínica for mantido ou durante os anos necessários para cumprir as obrigações legais. Os dados não serão transferidos a terceiros, exceto nos casos em que haja uma obrigação legal. Você tem o direito de obter a confirmação de que estamos tratando seus dados corretamente, portanto, você tem o direito de acessar seus dados pessoais, corrigir dados imprecisos ou solicitar sua exclusão quando os dados não forem mais necessários.

Também solicitamos sua autorização para oferecer notícias, publicidade e serviços para:

Assine nossas novidades

Licenças de promoção. Selecione todas as formas que você gostaria de receber notícias da Clinica Bremen:

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link que aparece no rodapé dos nossos e-mails. Para informações sobre nossas práticas de privacidade, visite nosso site.

Nós usamos Mailchimp como nossa plataforma de marketing. Ao clicar abaixo para se inscrever, você reconhece que suas informações serão transferidas para a Mailchimp para processamento. Saiba mais sobre as práticas de privacidade da Mailchimp aquí.