+55 (34) 8400-3713 info@clinicabremen.com

Eflúvio telógeno agudo

É a alopecia mais frequente após a alopecia androgenética. Queda difusa, reversível e mais brusca que na alopecia androgênica. Ocorre de 2 a 5 meses após a ação desencadeante na fase telogênica do folículo piloso ter sido colocada em prática. É uma forma muito frequente de perda de cabelo, especialmente em mulheres. Consiste na queda repentina de um grande número de pelos, o que geralmente alarma o paciente, que vê muitos pelos na escova ao pentear, no ralo depois do banho ou no travesseiro depois de dormir.

Ocorre porque muitos folículos entram na fase do envelhecimento do cabelo, conhecida como fase telógena, dura 2-5 meses até que a queda comece a ser percebida e eles são mais frágeis, então eles tendem a cair mais facilmente. O paciente geralmente nota que o cabelo é mais frágil e se destaca com maior facilidade, mas uma perda de densidade do cabelo ao nível do couro cabeludo não é geralmente apreciada.

Os estímulos podem produzir um eflúvio telógeno:

• Estresse físico (como doença, cirurgia, gravidez …)
  • Drogas e Hormônios (contraceptivos hormonais, drogas anticoagulantes)
  • Infecções agudas e febre alta
  • Hemorragias
  • Estresse emocional (perda de um membro da família, problemas emocionais)
  • Radiação ultravioleta
  • Dietas hipocalóricas excessivas
  • Estresse associado ao estudo ou ao trabalho

Estas causas fazem com que um grande número de cabelos entre na fase telógena e em poucos meses começe a cair. Quando isso ocorre, o eflúvio telógeno geralmente gera uma ansiedade muito grande nos pacientes, que vêem que podem perder mais de 100 cabelos por dia, produzindo um círculo vicioso de maior estresse e maior perda de cabelo.

É muito importante saber que este tipo de alopecia é completamente reversível.

Todo o cabelo que cai é substituído por um novo cabelo, para que o número total de cabelos permaneça estável. Isso significa que o paciente não ficará sem cabelos em poucos meses, como muitos temem, na realidade o eflúvio telógeno pode ser considerado uma «aceleração» do ciclo normal de queda e nascimento do cabelo.

Em relação ao tratamento, o ideal é identificar a causa que pode estar produzindo o eflúvio e atuar sobre ela. Em muitos casos, nenhuma outra causa além do estresse no trabalho é identificada e, nesses casos, não há tratamento mais eficaz do que simplesmente esperar, já que a duração do eflúvio telógeno é geralmente limitada a alguns meses.

Datos relevantes do efluvio telógeno agudo

• Grande número de pelos no pente, escova, travesseiro, etc
  • Começa pouco depois, o mais tardar aos três meses, da agressão causal
  • A queda de massa indiscriminadamente depois de um estímulo, sem a seleção de zonas
  • Nenhuma relação com a constituição seborreica
  • O analítico correspondente ao tóxico, disproteinemia, endocrinopatia etc
  • O lacrimejamento e o tricograma com alta porcentagem de cabelos em anágenos ou telógenos
  • Dura até que a causa seja corrigida
  • Evolução aguda e bom prognóstico

Diagnóstico do efluvio telógeno agudo

O diagnóstico geralmente é feito pelos resultados clínicos juntamente com a anamnese e muitas vezes o diagnóstico é orientado pelo paciente.

Às vezes, é recomendado um estudo analítico para identificar os possíveis déficits nutricionais ou doenças associadas e não diagnosticadas previamente.