Alopecia androgenética (AGA)

Alopecia androgenética feminina (FAGA)

A alopecia androgenética feminina é uma das causas mais comuns de queda de cabelo, afetando 50% das mulheres ao longo de suas vidas. A faixa etária das mulheres que sofrem de alopecia androgenética feminina é de 20 a 30 anos em 10% e 55% das mulheres com mais de 70 anos de idade.

A alopecia de padrão feminino conhecida como alopecia androgenética feminina é do tipo sem cicatrizes. Sua principal característica é que causa desbaste de cabelo na parte frontal e frontal-parietal do couro cabeludo.

O aparecimento desta doença capilar causa estresse e problemas psicológicos.

alopecia androgenética feminina

Causas da alopecia androgenética nas mulheres

A principal causa é a alta testosterona nas mulheres, isto acontece principalmente durante a menopausa, devido ao aumento de andrógenos. Esta é uma das razões pelas quais o termo mudou de alopecia androgenética feminina para a alopecia de padrão feminino.

Outra causa é a variante epigenética da proteína receptora do androgênio, que permite que o androgênio se ligue ao receptor e produza calvície.

Durante a gravidez a quantidade de estrogênio também aumenta e durante a pós-parto e a menopausa ela diminui, esta causa também é causada pelo efluente telógeno.

Há também relatos de outras causas de alopecia de padrão feminino, tais como (resistência à insulina, obesidade, pressão alta, sedentarismo e fatores genéticos).

Há pacientes que a partir dos 14 anos de idade começam a perder seus cabelos devido à alopecia de padrão feminino. O couro cabeludo sofre uma mudança neste período, o cabelo torna-se mais fino e as áreas afetadas são a área interparietal e frontal, tendo um padrão característico de “árvore de Natal”.

Balança Ludwig

Grau I (mínimo)
Desbaste do cabelo na coroa, limitado à frente por uma linha localizada 1 a 3 cm atrás da linha do cabelo frontal.
Grau II (moderado)
Pronunciado desbaste de cabelo na área da coroa.
Grau III (severo)
Alopecia generalizada da coroa.

Balança Sinclair

Grau 1
Este padrão é encontrado em meninas antes da puberdade e em 45% das mulheres na faixa dos 80 anos.
Grau 2
Ela mostra uma ampliação na parte central.
Grau 3
Ela mostra uma ampliação na parte central e um desbaste do cabelo.
O grau 4 mostra alopecia difusa.
Mostra alopecia difusa na parte superior do couro cabeludo.
Grau 5: Alopecia em estágio avançado.
Alopecia em estágio avançado.

Tratamento para a alopecia androgenética nas mulheres.

Para o tratamento da alopecia androgenética feminina, o Minoxidil é prescrito, é o medicamento mais eficaz para o tratamento da alopecia de padrão feminino.

A finasterida é um antiandrogênio sintético que inibe a enzima 5-a-reductase tipo II, ela induz o crescimento do cabelo, em concentrações normais de androgênio o uso da finasterida foi eficaz.

Outra opção é submeter-se a cirurgia de transplante capilar. A cirurgia capilar em mulheres é recomendada graças a seus resultados com a técnica de transplante de cabelo FUE para as mulheres.

Alopecia androgenética masculina (MAGA)

A alopecia androgenética masculina é do tipo não cicatricial, sua principal característica é que causa desbaste e queda de cabelo nas áreas temporais da cabeça, no fronto-parietal e no vértice.

Esta doença capilar é a mais comum, a calvície que ela causa afeta mais de 45% dos homens.
Caracteriza-se por uma perda progressiva de cabelos, que são substituídos por cabelos mais finos, quase invisíveis devido à circulação de andrógenos.

As alopecias androgenéticas são mais freqüentes nos homens do que nas mulheres e estão relacionadas a doenças crônicas e degenerativas.

alopecia androgenética masculina

Causas da alopecia androgenética nos homens

A principal causa da alopecia androgenética nos homens são os andrógenos, especialmente a dihidrotestosterona.

A testosterona é derivada do colesterol para se tornar diidrotestosterona requer a presença de 5-a-reductase. A alopecia androgenética masculina está relacionada a doenças crônicas, tais como a resistência à insulina e a síndrome metabólica.

Uma das razões pelas quais os homens têm maior queda de cabelo na linha do cabelo recuado e na coroa da cabeça é porque há uma maior presença de 5-a receptores redutase nessas áreas.

Hamilton – Escala de Norwood

A classificação da alopecia em homens que é utilizada atualmente é a escala Hamilton-Norwood.

Grau I
Inapreciável ou escassa linha de cabelo recuando na parte da frente da cabeça.
Grau II
Queda de cabelo na área temporal. A linha do cabelo começa a recuar.
Grau III
Queda de cabelo, especialmente na área da coroa. Este é o nível mínimo a partir do qual é considerada a calvície comum.
Grau IV
A área sem cabelos na coroa se alarga, a queda de cabelos na área frontal é maior do que no estágio III, uma faixa de cabelos separa as duas áreas calvas.
Etapa V
As áreas da coroa e da testa são separadas apenas por uma região estreita. Vista de cima, a forma de uma ferradura é desenhada, também possível nos tipos VI e VII.
Grau VI
As áreas sem cabelos da cabeça (anterior e posterior) estão unidas causando um estreitamento.
Grau VII
Nesta fase, apenas uma porção estreita do cabelo original permanece, estendendo-se sobre as orelhas e unindo-se na nuca.

Tratamento para a alopecia androgenética em homens

O tratamento da alopecia androgenética em homens inclui medicamentos tópicos e sistêmicos, antioxidantes e cirurgia capilar.

Atualmente existem apenas dois tratamentos aprovados pelo FDA para o tratamento da alopecia androgenética, minoxidil e finasterida, juntamente com um terceiro tratamento, laser de baixa freqüência.

• Minoxidil para homens: é um poderoso vasodilatador, ajuda a alterar o ciclo do cabelo através da combinação de dois efeitos, seja encurtando as fases telógenas ou prolongando as fases anágenas do cabelo, é possível recuperar o cabelo perdido há dois anos.
  • Finasterida para homens: antiandrogênio sintético, é um medicamento sistêmico aprovado pela FDA, seu uso é eficaz para o tratamento desta alopecia.Seu principal efeito é que interrompe a queda do cabelo e aumenta o crescimento do cabelo.
  • Outros tratamentos que são eficazes contra a queda do cabelo é o implante capilar, foi demonstrado que é um método eficaz com resultados permanentes.

É importante fazer o diagnóstico o mais cedo possível. Isto permitirá que o tratamento seja dado o mais rápido possível para se obter um resultado melhor.