Alopecia androgenética masculina (MAGA)

A alopecia androgenética masculina é do tipo não cicatricial, sua principal característica é que causa desbaste e queda de cabelo nas áreas temporais da cabeça, no fronto-parietal e no vértice.

Esta doença capilar é a mais comum, a calvície que ela causa afeta mais de 45% dos homens.
Caracteriza-se por uma perda progressiva de cabelos, que são substituídos por cabelos mais finos, quase invisíveis devido à circulação de andrógenos.

As alopecias androgenéticas são mais freqüentes nos homens do que nas mulheres e estão relacionadas a doenças crônicas e degenerativas.
alopecia androgenética masculina

Causas da alopecia androgenética nos homens

A principal causa da alopecia androgenética nos homens são os andrógenos, especialmente a dihidrotestosterona.

A testosterona é derivada do colesterol para se tornar diidrotestosterona requer a presença de 5-a-reductase. A alopecia androgenética masculina está relacionada a doenças crônicas, tais como a resistência à insulina e a síndrome metabólica.

Uma das razões pelas quais os homens têm maior queda de cabelo na linha do cabelo recuado e na coroa da cabeça é porque há uma maior presença de 5-a receptores redutase nessas áreas.

Hamilton – Escala de Norwood

A classificação da alopecia em homens que é utilizada atualmente é a escala Hamilton-Norwood.

• Grau I
    Inapreciável ou escassa linha de cabelo recuando na parte da frente da cabeça.
  • Grau II
    Queda de cabelo na área temporal. A linha do cabelo começa a recuar.
  • Grau III
    Queda de cabelo, especialmente na área da coroa. Este é o nível mínimo a partir do qual é considerada a calvície comum.
  • Grau IV
    A área sem cabelos na coroa se alarga, a queda de cabelos na área frontal é maior do que no estágio III, uma faixa de cabelos separa as duas áreas calvas.
  • Etapa V
    As áreas da coroa e da testa são separadas apenas por uma região estreita. Vista de cima, a forma de uma ferradura é desenhada, também possível nos tipos VI e VII.
  • Grau VI
    As áreas sem cabelos da cabeça (anterior e posterior) estão unidas causando um estreitamento.
  • Grau VII
    Nesta fase, apenas uma porção estreita do cabelo original permanece, estendendo-se sobre as orelhas e unindo-se na nuca.

Tratamento para a alopecia androgenética em homens

O tratamento da alopecia androgenética em homens inclui medicamentos tópicos e sistêmicos, antioxidantes e cirurgia capilar.

Atualmente existem apenas dois tratamentos aprovados pelo FDA para o tratamento da alopecia androgenética, minoxidil e finasterida, juntamente com um terceiro tratamento, laser de baixa freqüência.

• Minoxidil para homens: é um poderoso vasodilatador, ajuda a alterar o ciclo do cabelo através da combinação de dois efeitos, seja encurtando as fases telógenas ou prolongando as fases anágenas do cabelo, é possível recuperar o cabelo perdido há dois anos.
  • Finasterida para homens: antiandrogênio sintético, é um medicamento sistêmico aprovado pela FDA, seu uso é eficaz para o tratamento desta alopecia. Seu principal efeito é que interrompe a queda do cabelo e aumenta o crescimento do cabelo.
  • Outros tratamentos de cabelo que são eficazes contra a queda do cabelo é o implante capilar, foi demonstrado que é um método eficaz com resultados permanentes.

É importante fazer o diagnóstico o mais cedo possível. Isto permitirá que o tratamento seja dado o mais rápido possível para se obter um resultado melhor.