O que é foliculite?

A foliculite é uma condição de pele, ocorre na maioria dos casos em pacientes do sexo masculino, na área da barba, e é basicamente uma inflamação da pele causada pelo crescimento de pêlos internamente.

A foliculite no couro cabeludo é causada por vários fatores, e hoje vamos desenvolver estes pontos para saber como evitar a foliculite. Temos que levar em conta que, além da área da barba, ela também se manifesta na nuca, nas nádegas e nas pernas, sendo o principal motivo os maus hábitos de barbear do paciente.

O que é foliculite?

A foliculite é a inflamação da pele, porque um pêlo cresceu internamente, isto pode desencadear certos padrões como espinhas na nuca ou na barba com pus, em alguns casos eles podem ser comichosos ou dolorosos, a origem geralmente é um folículo capilar infectado.

Poucos são os sintomas mais comuns que os pacientes com pseudofolliculite apresentam, o que está comprovado é que é uma condição que está associada a uma depilação deficiente durante um longo período de tempo.

FOLICULITE

Como evitar a foliculite?

Para evitar a foliculite de modo que o cabelo cresça involuntariamente para dentro e uma infecção do folículo piloso por uma bactéria possa ocorrer, gerando assim uma aparência física desfavorável, e também gerando um certo tipo de dor e pústulas, temos que levar em conta as seguintes recomendações:

• Nenhuma raspagem constante.
  • Uso de antibióticos prescritos por um profissional de saúde.
  • O uso de roupas justas deve ser descontinuado, pois é uma das causas prováveis que não permite que a pele seja saudável, e a foliculite continua a se desenvolver.
  • Depilação a laser.

Tratamento da foliculite na pele

Para tratar é necessário avaliar os hábitos que temos em nossa vida diária, pois esta é basicamente a causa que nos levou a sofrer desta condição de pele, especialmente a foliculite na barba e na cabeça.

Um dos tratamentos mais recomendados para a foliculite é a prescrição de antibióticos, loções e cremes para a foliculite.

Seguido de uma suspensão indefinida da barba ou outras áreas do corpo, para poder controlar que os pêlos não continuem a gerar desconforto na pele, recomenda-se ao paciente que na área que deseja remover os pêlos, a depilação a laser é recomendada para evitar o aparecimento, pois é a forma mais saudável e segura de controlá-la e evitar sua aparência que sempre vem da infecção de uma bateria.

A maioria dos homens sofre de folliculite, especialmente na área da barba onde ela geralmente aparece, pois ao depilar ou raspar tende a ocorrer com mais freqüência do que em algumas outras áreas do corpo, os maus cuidados e a superexposição ao sol podem levar a maiores condições de pele.

O hábito de barbear-se mal, pode causar foliculite, que além de sua aparência física pode estar presente com dor e prurido, produto da inflamação da pele e do crescimento de pêlos internamente.

É sempre aconselhável ser diagnosticado por um tricologista ou dermatologista, isto ajudará a seguir o tratamento mais apropriado.

Sem dúvida, se você sofreu com este problema de pêlos, recomendamos a depilação a laser, ela tem mais de 90% de sucesso para remover completamente os pêlos do corpo, sem gerar desconforto ou irritação.