O que é dermatite seborreica?

A dermatite seborréica é uma doença que causa inflamação de várias partes do corpo, incluindo o couro cabeludo. Isto causa muita comichão nas áreas afetadas e descamação da pele.

Esta doença é crônica e endógena, o que significa que, por um lado, não tem cura definitiva e, por outro lado, não é causada por agentes externos ao organismo.

Este tipo de dermatite capilar, que pode afetar tanto adultos quanto crianças, deve seu nome ao fato de que as partes do corpo mais afetadas são aquelas onde há o maior número de glândulas sebáceas, como a região do meio da face, atrás das orelhas, acima das sobrancelhas, a parte central do tronco, a área central entre as omoplatas e, é claro, o couro cabeludo.

Durante a duração da dermatite, o couro cabeludo permanecerá praticamente mais afetado, e um constante desprendimento de escamas pode ser observado, enquanto outros permanecem aglutinados devido à secreção sebácea.

Quais são os principais sintomas da dermatite capilar?

Os principais sintomas da dermatite seborréica capite pode variar de um indivíduo para outro, no entanto, os mais comuns são os seguintes:

• Coceira, dor e prurido na região do couro cabeludo.
  • A caspa é observada nas áreas do couro cabeludo, barba e sobrancelhas.
  • Presença de numerosas crostas no couro cabeludo.
  • Redinamização da derme e aparência oleosa da pele.
  • Alguma inflamação ou inchaço das pálpebras.
  • aparência de escamas no nariz, bochechas, orelhas, axilas, virilhas ou ombros.
  • Em bebês, a tampa do berço pode se formar sobre o couro cabeludo.

SINTOMAS DA DERMATITE CAPILAR

Como curar la dermatite seborreica?

O diagnóstico da dermatite capilar é feito por exame clínico ou análise capilar, sendo a localização e aparência das lesões de grande importância. No nível do couro cabeludo, são características as manchas com escamas gordurosas e lesões eritematosas-decamadoras localizadas na área de inserção do couro cabeludo.

Entretanto, deve ser esclarecido que a dermatite seborréica capite não pode ser curada permanentemente, pois trata-se de uma doença crônica e recorrente. Entretanto, para alcançar resultados efetivos que nos ajudem a mitigar o problema o máximo possível e obter uma boa resposta ao tratamento, é necessário ser constante e mantê-lo ao longo do tempo, pois esta doença, como mencionado acima, pode reaparecer em diferentes períodos de tempo e de forma recorrente.

Deve-se salientar que uma vez que a doença se manifestou, ela pode durar de meses a anos, evoluindo até mesmo em surtos. Entretanto, existem tratamentos capilares eficazes que permitem reduzir os sintomas da dermatite seborréica, evitar seu desconforto e prevenir o aparecimento de novos surtos uma vez que a situação tenha sido controlada.
Como curar la dermatite seborreica

Cuidados e indicações para aliviar os sintomas da dermatite seborreia

Embora não seja possível curar a dermatite capite para sempre, gostaríamos de salientar que existem cuidados e instruções muito importantes a serem seguidos a fim de aliviar os sintomas e prevenir a recorrência da dermatite seborréica:

• Usar xampus e produtos cosméticos que não sejam muito abrasivos.
  • Tente se vestir em algodão e fibras naturais.
  • Tente não tocar seu cabelo constantemente.
  • Coma frutas e legumes com freqüência.
  • Não arranhar, para evitar novas lesões, infecções e inflamações.
  • Evite alimentos fritos, bebidas alcoólicas e alimentos picantes ou processados.

Além disso, para reduzir os sintomas da dermatite seborréica do cabelo, você também pode usar um shampoo antifúngico, como o cetoconazol, que será de grande ajuda para aliviar a coceira. Posteriormente, e para manter os bons resultados, recomendamos o uso de um shampoo muito suave, projetado especificamente para escalpes sensíveis.

Lembre-se e tenha sempre em mente que, por mais que você tenha conseguido estabilizar e reduzir os sintomas da dermatite, não é possível curar a dermatite capite permanentemente. Pelo contrário, é uma condição que tende a reaparecer em surtos quando certos fatores desencadeantes se unem, como a chegada do tempo frio e seco.